O movimento internacional Novembro Azul foi uma iniciativa da Austrália em 2003, e que passou a ser celebrado no Brasil somente a partir do ano de 2008. O objetivo dessa campanha é conscientizar e compartilhar informações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, sendo o tipo de câncer mais comum no homem brasileiro, perdendo apenas para o câncer de pele.
Embora há casos em que não apresentam sintomas aparentes, alguns sintomas como: dificuldade em urinar ou o contrário (com mais frequência que o habitual), sangue na urina, sentir dor ao urinar, dor óssea podem ser um indício da doença.
Alguns dos fatores de risco para o câncer de próstata são: a idade (homens a partir de 45 anos devem realizar o exame clínico de toque retal), hereditariedade (caso algum parente direto tenha sofrido com essa doença), obesidade e tabagismo.
Juntamente com a questão da alta taxa de mortalidade causada por essa doença, o maior desafio é o preconceito que faz com que muitos homens optem por não procurar um urologista, a fim de realizar o exame clínico. O toque retal é um exame rápido e causa apenas um leve desconforto. Apesar de ser tabu ainda entre os homens, o diagnóstico precoce do câncer de próstata pode garantir a cura.
Somado a isso, não fumar, não ingerir bebida alcoólica, manter uma alimentação saudável junto com a prática de atividades físicas auxiliam na prevenção, não somente do câncer, como de várias outras doenças.