Novidades

Colágeno Tipo 2 - Como Funciona

por Sayuri K. Okabe em Jan 26, 2024

Colágeno Tipo 2 - Como Funciona

O colágeno é uma proteína primordial, exercendo um papel vital na saúde e totalidade dos tecidos conjuntivos no nosso organismo. Há diversos tipos de colágeno, incluindo o Colágeno Tipo 2.

Neste artigo, abordaremos sobre os seguintes tópicos do colágeno tipo 2:

  1. O que é colágeno tipo 2
  2. Como funciona o colágeno tipo 2
  3. Benefícios do colágeno tipo 2
  4. Como consumir colágeno tipo 2
  5. Precauções e efeitos colaterais
  6. O melhor colágeno tipo 2

O que é Colágeno Tipo 2?

O colágeno tipo 2 é a proteína estrutural predominante encontrada nas cartilagens. Diferente do Colágeno Tipo 1, que é voltado para a elasticidade e firmeza da pele, o colágeno tipo 2 contribui especificamente para a saúde das articulações. 

Como funciona o Colágeno Tipo 2?

O colágeno tipo 2 é constituído por um conjunto de moléculas de colágeno, formando uma estrutura tridimensional (rede de colágeno). A rede de colágeno garante a resistência e flexibilidade das articulações, permitindo a realização do movimento e absorção do impacto durante as atividades cotidianas. 

Somado a isso, o colágeno tipo 2 possui a substância glicosaminoglicanos, cuja função é reter a água nas cartilagens, assegurando a sua hidratação adequada. A hidratação das cartilagens - essencial para a saúde articular - permite a lubrificação das articulações, diminuindo o atrito entre os ossos, além de amortecer o impacto do movimento. 

A partir dos 25 anos, passamos a perder 1,5% de colágeno por ano. Por conta disso, é recomendável a reposição de colágeno por meio da suplementação, garantindo a restauração, equilíbrio e potencialização da produção do colágeno pelo próprio organismo.

Garanta seu colágeno aqui!

Benefícios do Colágeno Tipo 2

  • Articulações mais saudáveis: o colágeno tipo 2 auxilia na manutenção da integridade das articulações, formando blocos de construção essenciais para a síntese e a regeneração da cartilagem. Sendo assim, esse tipo de colágeno pode beneficiar especialmente pessoas que sofrem de osteoartrite, cuja cartilagem encontra-se desgastada.
  • Redução da dor: estudos mostram que a suplementação do colágeno tipo 2 pode auxiliar na redução da dor e rigidez nas articulações em pessoas com osteoartrite e outras doenças articulares. Dessa forma, possibilita uma qualidade de vida melhor, com maior capacidade de realização das atividades diárias.
  • Mais mobilidade: o colágeno tipo 2 ajuda a fortalecer e proteger as articulações, trazendo mais mobilidade e flexibilidade na realização das atividades diárias.
  • Melhora do sistema imunológico: o colágeno tipo 2 é composto por fragmentos de peptídeos, podendo estimular células especializadas do sistema imunológico. Essas células são importantes para o equilíbrio do sistema imunológico, com ação anti-inflamatória, auxiliando pessoas que sofrem de condições autoimunes, como artrite reumatoide.

Como consumir Colágeno Tipo 2?

O colágeno tipo 2 pode ser obtido por meio de suplementos alimentares em pó, cápsulas ou bebida líquida. A forma de consumo, assim como a dosagem devem ser feitas de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante. E, antes de começar qualquer suplementação, é importante consultar um profissional de saúde.

Para melhor absorção do produto, é recomendado que o colágeno seja ingerido com o estômago vazio, ou entre as refeições. O consumo em conjunto com a vitamina C potencializa ainda mais a absorção do colágeno pelo organismo.

O colágeno líquido possibilita uma absorção mais rápida dos principais ativos da proteína pelo organismo.

Leia mais sobre a diferença entre colágeno líquido e em pó.

Precauções e efeitos colaterais

Apesar do colágeno tipo 2 ser considerado seguro para a maioria das pessoas que faz o consumo conforme as instruções, é importante que certas precauções sejam tomadas, e que esteja ciente de possíveis efeitos colaterais.

Pessoas alérgicas a produtos de origem animal devem evitar o colágeno tipo 2. No caso de mulheres grávidas, lactantes e pessoas com condições médicas pré-existentes é aconselhável que consultem um profissional de saúde antes de fazer qualquer suplementação.

Sobre os efeitos colaterais, raramente acontecem e, quando acontecem, são efeitos leves. Há poucos casos de pessoas que podem sentir um desconforto gastrointestinal, como gases ou diarreia. 
Em caso de qualquer efeito colateral indesejado, é recomendado que o uso do suplemento seja interrompido e que busque uma orientação médica.

Qual é o melhor colágeno tipo 2? 

O colágeno tipo 2 está diretamente ligado à saúde das articulações e cartilagens. Sua estrutura e composição única auxiliam na melhora das dores nas articulações, além de proporcionar mais mobilidade e flexibilidade dos movimentos no dia a dia.

Pensando na saúde das articulações, a Miya Kea desenvolveu uma tecnologia exclusiva contendo colágeno tipo 2 na sua composição, indicado no tratamento de doenças como artrite e artrose.

Clique aqui e compre agora seu colágeno tipo 2!

Saiba mais:

Miya Kea é a pioneira no mercado brasileiro de colágeno líquido, oferecendo um suplemento rico em peptídeos de colágeno marinho hidrolisado, com tecnologia japonesa NIPPI.

A formulação contém colágeno cuidadosamente extraído de fontes marinhas, facilmente absorvido pelo corpo.

Descubra essa nova experiência de cuidado, e eleve a sua rotina de autocuidado para outro nível, de dentro para fora.