Novidades

Flor de Sakura: um dos símbolos mais conhecidos do Japão

por Sayuri K. Okabe em Mar 15, 2024

Flor de Sakura: um dos símbolos mais conhecidos do Japão

Qual o significado da Flor de Sakura?

No Japão, o mês de março é um mês muito esperado pelos japoneses, pois é o mês da floração das cerejeiras. Sakura, ou Flor de Cerejeira como é conhecida no Brasil, é uma flor de origem asiática com mais de 300 variedades, sendo um dos símbolos mais conhecidos do Japão. Presente em pinturas, vestimentas, decoração, utensílios e até em receitas culinárias, Sakura simboliza a beleza feminina, renovação, efemeridade e esperança de dias melhores. 

O que simboliza a Cerejeira? E o que é o Festival Hanami?

O florescimento das cerejeiras marca o fim do inverno e a chegada da primavera no país do sol nascente, simbolizando o fim de um ciclo e o início de um novo. Nessa época, acontecem diversos festivais por todo o Japão, conhecidos como Hanami Matsuri 花見祭り, cujo significado é “Festival de Contemplação das Flores”. Nesses festivais, as pessoas se reúnem não somente para contemplar a paisagem deslumbrante das flores, mas também para prestigiar as apresentações de música e dança, além de poder experimentar a variedade de comida que é vendida no local.

A Flor de Cerejeira e os Samurais

O auge da florada acontece apenas uma única vez no ano, e dura apenas 10 dias - o que torna a flor de Sakura ainda mais especial, representando a fragilidade da vida. Assim como os ventos levam embora as flores das cerejeiras em pouco tempo, a jornada da vida também é curta e, portanto, a maior lição é apreciar intensamente cada momento. Essa filosofia de vida era muito comum entre os Samurais, que foram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Viver o presente sem medo do amanhã, esse era o lema de vida dos samurais, cujo lema este foi inspirado na efemeridade da existência da flor de Sakura.

Primavera no Japão, Outono no Brasil

Assim como o mês de março marca o início da primavera no Japão, inicia-se a estação de Outono no Brasil. Nessa época do ano, a temperatura tende a cair e, consequentemente, a umidade também. Por isso, é importante manter o corpo e a pele sempre hidratados.

Saiba a importância do colágeno para a hidratação da sua pele aqui!

Uma vez que a Flor de Sakura representa a efemeridade e a fragilidade da vida, e a estação de Outono simboliza o período de transformação, que isso sirva de inspiração para o autocuidado de dentro para fora e que, dessa forma, possamos viver o nosso melhor a cada instante.