Mochi: comida de Ano-Novo para atrair fartura e prosperidade
por Sayuri K. Okabe em Dec 29, 2023
O que significa Mochi?
Mochi 餅 é um alimento considerado divino pela tradição japonesa, por estar associado à palavra lua cheia (Mochitsuki) e viscosidade (Muchimi). Acredita-se que o mochi surgiu na Era Jōmon, período dos primeiros povos que fundaram o Japão (8.000 a.C.). Mas foi na Era Heian (794 - 1185) que o mochi passou a estar presente nas festividades da virada do ano (Oshougatsu), entre outras cerimônias importantes (nascimento, casamento, etc).
O que é Mochi?
Feito à base de arroz glutinoso (mochigome) e levemente doce, o mochi é servido em formato de bolinho, e apresenta uma textura pegajosa semelhante à goma de mascar. No Japão, o mochi é um ingrediente versátil, sendo utilizado em diversas receitas culinárias (doces e salgadas).
Qual é o significado de comer Mochi no Ano-Novo?
Existe um festival que reúne as famílias japonesas no preparo do mochi - de forma tradicional - para o Oshougatsu, conhecido como Mochitsuki. A massa é preparada em um balde de madeira (kisu) e sovada por três pessoas com pilões (usu). Esse preparo coletivo do mochi simboliza o esforço árduo e solidário, como uma forma de agradecimento ao ano que passou.
De acordo com a tradição japonesa, a distribuição do mochi feito em família representa fartura e renovação das esperanças no ano que se inicia. E, ainda, acredita-se que aquele que comer mochi no Oshougatsu, ganhará força advinha do arroz, além de sorte e prosperidade.