Novidades

Ano-Novo, Réveillon, Oshougatsu

por Sayuri K. Okabe em Dec 26, 2023

Ano-Novo, Réveillon, Oshougatsu

Qual é a origem da palavra Réveillon?

O Ano-Novo, também conhecido por muitas pessoas como Réveillon, é uma palavra de origem francesa, que significa “despertar”, “reanimar”. Nesse contexto, podemos interpretar o significado de Réveillon como o despertar de um novo ano que está por vir. 

Por que o ano começa no dia Primeiro de Janeiro?

Apesar da celebração do Ano-Novo ocorrer, na maior parte do mundo, no dia primeiro de janeiro, nem sempre foi assim. Na Antiguidade, o Ano-Novo costumava ser celebrado no mês de março, época de lua nova, que marca o início da estação da primavera. 

O dia primeiro de janeiro passou a ser o dia do Ano-Novo durante a ascensão do Império Romano, em homenagem ao imperador Júlio César. A palavra janeiro é derivada do latim, Janus, sendo o primeiro mês do calendário romano. De acordo com a mitologia romana, Janus é o deus das transições, representando os términos e os começos. 

A partir do século XVI, com a introdução do calendário gregoriano pela Igreja Católica, a maioria dos países passa a comemorar o início do novo ano no dia primeiro de janeiro. 

Como as pessoas comemoram o Réveillon?

No Brasil, a comemoração do Ano-Novo é realizada com festas, muita comida, alegria, agito, shows, apresentações, fogos de artifícios, abraços e superstições. Por outro lado, há culturas que celebram a virada do ano de forma serena e reservada. É o caso do Japão, um país ainda conectado fortemente às tradições antigas. 

Como é celebrado o Ano-Novo no Japão?

A celebração do Ano-Novo no Japão é chamada de Oshougatsu. No lugar de fogos de artifícios, o país do sol nascente recebe o novo ano com 108 badaladas dos sinos presentes nos templos Budistas. A última badalada ocorre exatamente à meia-noite, marcando o início de um novo ano. O número 108 representa os 108 desejos mundanos. Sendo assim, as 108 badaladas fazem parte de um ritual Budista, Joya no Kane, representando a purificação do corpo e da mente para o ano que está iniciando. No caso dos templos xintoístas, é realizado na primeira madrugada do ano um ritual conhecido como Saitan-sai, com muitas orações.

Qual é o sentido de comemorar o Ano-Novo?

Independentemente da forma como é comemorado o Ano-Novo, o sentimento compartilhado na celebração desta data especial é o mesmo: a esperança de um ano melhor. Uma nova chance de recomeçar. Aprender com os fracassos, reconhecer as conquistas e, acima de tudo, ter gratidão por mais um ano que passou com muitos desafios que foram superados. Que no próximo ano dediquemos mais o lado da empatia, união, resiliência e sabedoria para que, assim, o nosso ano seja ainda melhor que o anterior.