Novidades

Tudo o que você precisa saber sobre colágeno: o que é e quais são os seus benefícios.

por Lucy Harold em Apr 06, 2023

Tudo o que você precisa saber sobre colágeno: o que é e quais são os seus benefícios.
O colágeno é a proteína responsável por dar firmeza e elasticidade à pele. Ele é um dos queridinhos das pessoas que fazem tratamentos estéticos para rejuvenescer e melhorar a elasticidade da pele, combater rugas e linhas de expressão e prevenir estrias, além de colaborar com a saúde do cabelo e das unhas, proporcionando uma aparência mais jovem e saudável.
Essa proteína é naturalmente produzida por nós, mas a partir dos 25 anos a sua produção é reduzida, por isso é importante suplementar. Além de ser responsável por dar firmeza e elasticidade à pele, o colágeno oferece vários outros benefícios para a nossa saúde, como a prevenção de lesões nas articulações e de doenças como a osteoartrite e a osteoporose.

Quais são os principais benefícios do colágeno?

1. Um aliado à beleza da pele

Essa proteína é a maior constituinte da pele, promove o fortalecimento, aumenta a elasticidade, hidrata e, portanto, retarda o envelhecimento e o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

2. Saúde do cabelo e das unhas

Da mesma forma que age sobre a pele, o colágeno também é ótimo para a saúde do cabelo e da unhas, pois eles também são constituídos pelos mesmos tecidos.
Portanto, se você está com queda excessiva de cabelo e com unhas fracas, que não crescem e quebram facilmente, talvez seja o caso de começar a tomar um suplemento de colágeno.

3. Um aliado na academia

O colágeno hidrolisado faz com que o corpo mantenha a quantidade adequada de massa muscular e ajuda o organismo a reconstruir as fibras musculares perdidas. Quando aliado a atividades físicas, pode se tornar uma excelente fonte proteica. Ou seja, quanto mais colágeno, mais proteína e mais força muscular.

4. Ajuda a aliviar a dor nas articulações

O colágeno contribui bastante para o tratamento da osteoartrose, doença crônica e de lenta evolução, responsável por deixar 15% da população adulta do mundo incapacitada. Isso acontece porque há um desgaste da cartilagem articular e, consequentemente, alterações ósseas, rigidez e dor nas articulações.
Tags: