Novidades

Quais são os alimentos mais ricos em colágeno?

por Leticia Otsuki em Apr 25, 2023

Quais são os alimentos mais ricos em colágeno?

Algumas das melhores fontes alimentares de colágeno incluem:

 

Carne vermelha:

É fonte de proteínas e vitaminas B6 e B12. Além de nutritiva, age no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos, enquanto o músculo e as fibras concentram alto teor de colágeno.

A carne é uma importante fonte de proteínas na dieta, provendo um ótimo balanço de aminoácidos essenciais para o homem.

As partes da canela e pé do boi, onde se concentram cartilagens, tendões e o tutano são as principais fontes de colágeno, proteínas, vitaminas e minerais.

 

Frango:

Muitos suplementos de colágeno têm o frango como principal fonte de aminoácidos. A cartilagem do osso do frango tem cerca de 90% de proteínas, das quais 35% são colágeno.

Segundo estudos, o pé de galinha, assim como o mocotó do boi, concentram uma boa quantidade de colágeno, podendo ser usado em sopas.

 

Peixe:

Peixes são uma ótima fonte natural de colágeno. Porém, para que você obtenha o máximo de colágeno possível, é primordial também ingerir a pele do peixe. Ela é rica em colágeno tipo 1.

 

Gelatina:

A gelatina é extraída de ossos, pele e cartilagens de animais como bois e porcos, sendo muito rica em colágeno. Opções de qualidade e sem corantes ou aromatizantes são mais benéficas.

As principais matérias-primas para produção de gelatina são peles e ossos bovinos e suínos.

 

Os cofatores de colágeno incluem alimentos ricos em vitamina C (como folhas verdes, frutas vermelhas, frutas cítricas, pimentas, kiwi), bem como alimentos ricos em zinco, manganês e cobre.

Um benefício adicional de uma dieta variada e rica em nutrientes é que você obterá outras vitaminas, minerais e antioxidantes que nutrem cabelos e pele saudáveis, como vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B, ferro e folato.