Algumas das melhores fontes alimentares de colágeno incluem:
Carne vermelha:
É fonte de proteínas e vitaminas B6 e B12. Além de nutritiva, age no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos, enquanto o músculo e as fibras concentram alto teor de colágeno.
A carne é uma importante fonte de proteínas na dieta, provendo um ótimo balanço de aminoácidos essenciais para o homem.
As partes da canela e pé do boi, onde se concentram cartilagens, tendões e o tutano são as principais fontes de colágeno, proteínas, vitaminas e minerais.
Frango:
Muitos suplementos de colágeno têm o frango como principal fonte de aminoácidos. A cartilagem do osso do frango tem cerca de 90% de proteínas, das quais 35% são colágeno.
Segundo estudos, o pé de galinha, assim como o mocotó do boi, concentram uma boa quantidade de colágeno, podendo ser usado em sopas.
Peixe:
Peixes são uma ótima fonte natural de colágeno. Porém, para que você obtenha o máximo de colágeno possível, é primordial também ingerir a pele do peixe. Ela é rica em colágeno tipo 1.
Gelatina:
A gelatina é extraída de ossos, pele e cartilagens de animais como bois e porcos, sendo muito rica em colágeno. Opções de qualidade e sem corantes ou aromatizantes são mais benéficas.
As principais matérias-primas para produção de gelatina são peles e ossos bovinos e suínos.
Os cofatores de colágeno incluem alimentos ricos em vitamina C (como folhas verdes, frutas vermelhas, frutas cítricas, pimentas, kiwi), bem como alimentos ricos em zinco, manganês e cobre.
Um benefício adicional de uma dieta variada e rica em nutrientes é que você obterá outras vitaminas, minerais e antioxidantes que nutrem cabelos e pele saudáveis, como vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B, ferro e folato.